sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Consciência Ambiental

Colaboração: Mariana Viegas

Ultimamente, com tantos problemas ocorrendo com o meio ambiente (por exemplo, enchentes, poluição de rios, etc), falar em consciência ambiental é quase inevitável. É importante saber que um meio ambiente saudável é bom para todos e principalmente pensar em qual tipo de herança queremos deixar para os nossos filhos. Ter consciência ambiental é mais do que pensar somente na solução dos problemas atuais que se tem visto na televisão, é pensar também no futuro das pessoas que ainda nascerão, em criar condições para que eles possam ter um ambiente agradável de se viver.

Aí, você lê e pensa: “tá, mas o que eu posso fazer em relação a isso?” ou então “eu não posso fazer tudo sozinho”. Não, você não pode fazer tudo sozinho, mas pode fazer alguma coisa para contribuir. São  pequenas atitudes que se somadas às dos outros se tornam grandes. 
  Por exemplo, não jogar o lixo em qualquer lugar (somente nos lugares em que a prefeitura recolhe), reciclar (com esta atitude, evita-se o desperdício e podemos fazer do lixo seja reaproveitado em outros produtos - como pneu, que pode virar asfalto - ), separar o óleo usado na cozinha e levar em pontos que se coletam o mesmo (1 litro de óleo polui 1 milhão de litros de água), evitar o desperdício de água tomando banhos mais curtos, não lavar a calçada com mangueiras, consertar sua torneira quebrada (justamente porque ela é um recurso que se esgota, e é tão importante na vida), entre outras atitudes que são simples e que fazem toda diferença.

Sites interessantes

Gestora Ambiental:
A profissão que escolhi é relativamente nova e muito importante nessa “batalha” para um  meio ambiente saudável, Gestora Ambiental. Atuamos tanto em empresas privadas como em órgãos públicos e Organizações Não Governametal (ONGs ). A intenção é conciliar as atividades humanas com a preservação ambiental, evitando os prejuízos para o meio , tentando poupar os recursos naturais, visando garantir um  meio ambiente saudável para as gerações atuais e futuras. Pensar em soluções que sejam viáveis do ponto de vista econômico, não é errado desde que  causem menos impactos ao meio ambiente.

Fonte: Google



http://www.abaixoaodesperdicio.com.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=331

Nenhum comentário:

Postar um comentário