segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Criatividade na educação


A criatividade é justamente inovar, renovar e trazer algo diferente para aquilo que se tornou banal, por defendermos essa filosofia de vida queremos mostrar agora as diversas áreas em que ela está presente. Já que muitas vezes associamos com o meio artístico, mas na verdade ela está em todo lugar ao alcance de todos.

Como ponta pé inicial, falaremos da base da sociedade, a educação, já que pessoas bem instruídas e com conhecimento sabem argumentar, dialogar e tudo mais. Para falar disso escolhemos aquele que tem uma tarefa bastante árdua: o Professor. Não é tarefa fácil educar uma sala com muitos alunos, ter que lidar com criações diferentes, gênios e hábitos totalmente distintos acaba pedindo muita atenção. Por isso que muito professores procuram abrigo na criatividade para chamar a atenção dos alunos e ao mesmo tempo em que se divertem, aprendem.

A idéia é fugir daquela mesmice de professor falando e os alunos ouvindo, cada um com suas funções sem qualquer mudança. Para fazer isso os professores buscam vídeos, slides, trabalhos mais dinâmicos, debates e tudo aquilo que faça o aluno pensar e aprender sem nenhum sacrifício. 

Se pensarmos bem aqueles professores que mais gostamos são aqueles que mais aprendemos e que eram diferentes do padrão. Eram aquelas pessoas que sabiam nos atingir com informações novas o tempo todo e sequer percebíamos isso, pois, davam o seu jeito, inovavam, faziam diferente e saiam do comum mesmo.

Um dos ambientes de estudos mais conhecido pela irreverência dos professores são o Cursos Pré-Vestibulares. Por entenderem a pressão que aqueles jovens estão passando, de nervosismo, ansiedade, dúvidas e insegurança, os chamados “cursinhos” procuram oferecer um ambiente mais espontâneo, com ótimos professores que dão aula e brincam ao mesmo tempo. Por isso se engana quem acha que o lúdico funciona apenas com as crianças, até Física e Matemática tornam-se simples de se entender desde que vistos de uma forma menos sisuda e séria.

Por isso é importante lembrarmos que muitas vezes associamos criatividade à arte, literatura e muitas outras coisas, quando nos esquecemos de perceber que nós mesmos temos que lidar de forma criativa com a nossa rotina e no nosso dia a dia. Agora queremos saber de vocês o que fazem de criativo na vida de vocês, alguma forma simples mas diferente de lidar com algo que você faça diariamente, desde secar o cabelo de uma maneira inusitada ou uma forma diferente de ir trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário