sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Reinventar é construir uma história de sucesso


A nossa vida se baseia na experiência da renovação. Passamos do nascimento à infância, depois à adolescência, à fase adulta e envelhecemos. Mas quando vivemos cada fase não ficamos estagnados, porque não temos uma identidade fixa. São decisões simples que trazem profundas mudanças, seja um corte de cabelo, ou até mesmo a decisão da carreira.
O que modifica o ser humano é a sua capacidade de adaptação. Pois o que está em ênfase é aceitação do momento transitório. A primeira mudança é a mais marcante, as pessoas temem muito a frustração, com isso elas ficam assustadas e até resistem à idéia da mudança. Muitos preferem lidar com as frustrações atribuindo-as às outras pessoas, ao invés de se responsabilizar pelas próprias escolhas.

Vencidos os anseios, as expectativas, os traumas e as incertezas, é hora de recriar. Visualizar as suas metas, objetivos, esperanças e construir o futuro. Colocar tudo isso em prática não é tão fácil, é necessário esforçar-se para não cometer os mesmos erros. A renovação é nada mais do que liberar o seu potencial, maximizar o seu desempenho e superar-se. Tendo em mente que nem sempre conseguimos alcançar tudo o que planejamos, saber recomeçar é fundamental para alcançar o que queremos.

Veja um bom exemplo de quem se reinventou e hoje faz sucesso em diversos lugares do mundo:
O sucesso dentro de uma xícara: conheça a história da Starbucks, gigante do café mundial e que começou pequena como seu negócio. Você sabia que o responsável pelo seu sucesso foi um homem com grandes ideias, mas pouco capital?

Em reuniões, almoços, cafés da manhã ou lanches informais o café é uma das bebidas mais utilizadas, passando a desempenhar o papel de agregador social. Mas você sabia que um homem chamado Howars Schultz reinventou a forma das pessoas tomarem o clássico café?
Schultz cresceu em um conjunto habitacional do Brooklyn, Estados Unidos. A família era pobre e Howard viu então nos esportes uma maneira de fugir de sua realidade e vivenciar seus sonhos. O empresário só cursou a faculdade porque conseguiu uma bolsa pelo time de futebol.

Seu primeiro emprego foi na Xerox, empresa de copiadoras, mas o rapaz queria um futuro de cópia única. A virada na vida do rapaz começou quando ele foi contratado pela fabricante suíça de máquinas de café Hammarplast. Foi ali que ele conheceu uma pequena rede de cafeterias de Seattle – a Starbucks.

Pequenos grãos, um grande futuro!
O ano era 1971, o local era o mercado de Pike Place, no porto de Seattle (Estados Unidos) e o nome era Starbucks, um pequeno comércio que vendia grãos de café em grandes sacas e equipamentos para o preparo da bebida. A loja foi aberta por três sócios que, no primeiro ano de atividades, compravam os grãos de outra empresa.

A loja caminhava bem quando, em 1982, Howard Schultz apareceu na Starbucks sugerindo que a empresa vendesse, além dos grãos, café e expressos. A ideia de Schultz veio de uma viagem a Milão quando, na cidade italiana, ele sentia falta de um local comum no mundo onde pudesse trabalhar, descansar e aproveitar momentos com os amigos. Os três sócios acharam um absurdo e falaram que a ideia de Schultz confrontava com os princípios da empresa. 

Não se deixando abater, o empresário fundou uma cafeteria chamada II Giornale, em 1985. Dois anos depois e com 3,5 milhões de dólares, Howard Schultz compra a Starbucks e não demorou muito para que a empresa entrasse em expansão. A rede conta com cerca de 17.500 lojas em 51 países e um faturamento de 12 bilhões de dólares. Schultz embolsou 130 milhões de dólares apenas em salários e bônus nos últimos cinco anos.

A reinvenção
"A primeira loja da Stabucks em 1979 na Pike Place e uma das milhares de lojas atuais da marca no mundo"
A grandeza não está nos números ou na história impressionante (e rápida) de crescimento. Na Starbucks, Howard realizou uma verdadeira repadronização na forma como as pessoas tomam café e na maneira como a bebida é apresentada.
Conceito: a Starbucks foi criada para que a pessoa tenha bons momentos na companhia dos amigos ou mesmo de seu computador enquanto trabalha. A marca criou o conceito de “terceiro lugar” ou seja, depois da casa e do trabalho a Starbucks busca ser o terceiro lugar de todas as pessoas.

E é assim que queremos que você se sinta aqui no nosso blog, como se estivesse em casa!

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